domingo, 27 de maio de 2012

Pão de Noz


Não tenho pão em casa  então resolvi fazer pão de nozes que é óptimo  às fatias com manteiga.

Pão de Noz
440g de farinha ;100 g de açucar(se for guloso pode pôr 200g) ;2 colheres de chá de fermento ;2 ovos ;2,5dl de leite ;1 chávena de nozes picadas ;1 chávena de corintos(facultativo,não costumo pôr).
Misturam-se os ingredientes todos excepto as nozes e os corintos que só se juntam quando a massa estiver leve.
Deita-se numa forma de bolo inglês forrada de papel vegetal e bem untada.
Vai ao forno médio durante 1 hora.

domingo, 20 de maio de 2012

Ragu com salsichas

20 de Maio
Tanto calor que esteve a semana passada e hoje chove e até neva nalgumas regiões.
Fiz para o almoço RAGU com salsichas

Faço um refogado com cebola,cenoura 1 colher de azeite.Deito o interior de salsichas frescas(1 ou 2 por pessoa), oregãos,alho picado,piri piri e umas gotas de vinagre e deixo ferver para apurar.Junto tomate picado(ou uma lata de tomate)e água e deixo estufar.Rectifico os temperos.
Cozo massa(de preferência lacinhos),escorro quando estiver al dente e guardo uma caneca da água de cozer a massa.
Deito a massa no molho(acrescento água se necessário)e polvilho com queijo ralado.
É muito bom
Pode-se fazer com carne picada.

Como ontem entrei na loja portuguesa da rua dos Fanqueiros,comprei um pudim Boca Doce de Morango que fiz como diz na embalagem,mas depois desenformei e enfeitei com claras batidas em suspiro e morangos.

sábado, 5 de maio de 2012

codornizes à Bete

5 de Maio

Codornizes
Gosto muito de codornizes fritas depois de terem estado numa marinada de alhos,azeite e vinho.
Como estou a evitar comer fritos,faço as codornizes num tacho e são muito boas.

Limpo muito bem as codornizes depois de abertas.Seco-as num pano e passo-as por farinha.
Num tacho deito banha e azeite e frito -as ligeiramente.Deito fora a gordura que ficou no tacho e deito azeite,coloco as codornizes e deito alhos,rodelas de cenoura,cebolas pequenas ou uma grande aos cubos,um ramo de salsa e coentros atados,pirir piri(ou graõs de pimenta),sal,cravo cabecinha,vinho branco e umas gotas de vinagre e folha de louro.Tapo e deixo cozer em lume brando.Se precisar deito umas gotas de água(depende da quantidade de vinho e de cebolas).
Acompanho com fatias de pão frito e puré de batata.
(2 a 3 codornizes por pessoa)

As favas

Hoje,28 de abril,fiz para o almoço favas.E eu que não gostava de favas,que nunca comia quando a mãe fazia(o pai gostava muito,mas contava que quando esteve em casa dos avós no Alentejo,um dia havia favas para o almoço e ele então com 7 anos disse que não gostava e não comeu.Ao jantar voltaram a dar-lhe favas e ele não comeu,ao pequeno almoço voltaram as favas e a fome já era muita que comeu tudo e passou a ser um dos pratos preferidos),agora gosto muito mas feitas por mim e sou na época delas e não mais que duas vezes.
Favas
Faço um refogado com cebola,alho,bacon e rodelas de chouriço (de Beja).Deito depois as favas,tempero de sal e pimenta,um ramo de coentros e rodelas de paio de Barrancos por cima.Deito um pouco de água quente e tapo bem.Vou abanando o tacho e deitando água se necessário.
Acompanho com salada de alface.